Dentro das ciências naturais há um grande número de técnicas de análise fisico-químicas que permitem em conjunto a construção de bons modelos para a estrutura da matéria e do universo como um todo. Apresentando cada qual ênfase em determinada características da matéria ou da energia radiante, geralmente duas, três ou geralmente mais técnicas devem ser empregadas em conjunto para a construção de um modelo detalhado e coerente do sistema em investigação.
Praticamente todos os processos experimentais para obtenção de informações a respeito da estrutura físico-química da matéria, esteja ela em qualquer um dos três estados físicos, têm por fundamento a análise das características de um ou mais entes físicos provenientes da amostra em estudo graças a excitações provocadas pela incidência de um, ou eventualmente mais de um, ente físico excitante.
Estes sistemas de qualidade possibilitam melhor uso dos resultados das análises de alimentos e superfícies. As análises indicam a eficiência dos procedimentos de higiene (PPHO), além de orientar sobre medidas corretivas em pontos críticos de controle (PCCs).
A identificação de patógenos ou a simples enumeração de microorganismos indicadores de higiene são dados importantes para o produtor monitorar o alimento fabricado, garantindo a qualidade microbiológica dos alimentos produzidos.